#07 Precisamos falar sobre... Top of The Lake

18:41

Classificação: Drama/ Mistério/ Crimes;
Temporadas: 1 (a 2ª está para ser lançada);
 Episódios : 1ªTemp - 7Ep;
Netflix: 1ª temporada disponível
Produzida por: BBC;
Escritor/Criador: Jane Campion, Gerard Lee
Elenco Principal: Elisabeth Moss (Det. Robin), David Wenham (Det, Al Parker), Peter Mullan (Matt Mitcham), Thomas M. Wrigth (Jonno Mitcham), Holly Hunter (GJ);
IMDb: 7,6
Filmow: Adicione
Banco de Séries: Adicione
TVShow Time: Adicione

Sinopse:" Grávida, Tui, de 12 anos, tenta se matar em um lago gelado da Nova Zelândia, a detetive Robin Griffin tem muitas perguntas para a garota. Mas quando Tui desaparece de repente, Griffin encontra-se afogada nos segredos da pequena cidade."

Top of the lake é uma daquelas séries que você esbarra em uma recomendação, assim, aleatoriamente, em um site de resenhas aleatório que você viu no facebook, lê a sinopse, acha interessante, marca como "quero ver" e ela entra no seu limbo pessoal de séries "para assistir". Bom, meu dever na terra é fazer com que você não deixe essa obra prima no seu limbo. 
Tenho que começar deixando claro que não é uma série fácil. Nem um pouco. No fim dela você vai entrar em um pequeno lopping de ódio aos homens, e até um pouco de medo. E isso é, sinceramente uma das intenções dessa série, te deixar com medo, raiva, e nojo. E agora você está confusa do porque de eu estar te indicando essa série, veja, o porque é que depois de todo esse trauma vai aflorar de você uma pessoa com muito mais solidariedade, empatia, e sororidade. E é essa a real intenção dessa trama triste e engrandecedora. 
A trama tem uma premissa simples, uma menina de 12 anos grávida que foge de casa, e uma detetive determinada  que se empenha para encontra-la, descobrir quem é o responsável pela gravidez, já que a menina diz que foi "ninguém". Agora vamos acrescentar alguns fatos sobre a cidade e seus habitantes: Os homens são, em sua maioria esmagadora, uns cretinos com machismo enraizado até o ultimo fio de cabelo. A família da pequena Tui é um tanto suspeita, já que o delegado os acoberta um tanto demais. Nossa Robin tem problemas com o passado, na cidade. Os jovens são mais espertos do que aparentam. 
E correndo por fora de toda essa trama, temos um acampamento de mulheres, fora dos limites da cidade, que tenta agir como um refúgio para as mulheres, um lugar sem o peso da sociedade, onde elas podem se curar, física e psicologicamente, com uma guro, GJmuito da estranha, que fala umas coisas mais estranhas ainda, mas no fim acerta e guia. 
Nessa resenha eu me mantive mais próxima dos sentimentos que vivemos ao ver essa série, do que o plot dela, e coisas assim. Posso te dizer que não é uma série para se maratonar, mas já fiz isso duas vezes, o que eu falo que é um pé no masoquismo. E também, que das 2 maratonas, eu terminei ressecada de tanto choro e desespero. Quero que entendam que essa série é assim, triste, e desesperadora, porque nós mulheres entendemos todas as aflições passadas pelas personagens, e é triste o modo como nos assemelhamos de várias formas. 
Para terminar, eu realmente espero que você dê uma chance a Top of the Lake, que você sofra junto e cresça junto, que a Robin, Tui, GJ e até o Jonno, meio irmão da Tui ele é afastado pela sociedade local por não entrar no "padrão" do machismo enraizado, te ensinem o quanto nossa sociedade precisa do feminismo para que continuemos como uma sociedade. Uma série forte, triste, Necessária, com uma trilha sonora de tremer, e uma fotografia de amar, e uma história para se refletir e mudar. Essa é Top of the Lake, e que nessa semana das minas essa série abra a mente, os olhos, e o coração de muitas, e muitos. 

Você também pode gostar

0 comentários

Popular Posts